rackham tintim4
Tintim, uma criacão de 1929, continua vivo na cultura popular até hoje. Agora pela primeira vez, ganhará os céus num avião da companhia belga Brussel Airlines totalmente estilizado.

Famoso pelas histórias em quadrinhos que envolviam personagens com características singulares, mistério, investigação, humor e aventura, a série também acabou ganhando adaptações animadas que ajudaram a garantir o reconhecimento do personagem mundialmente, inclusive no Brasil.

rackham-tintim6

Comparação da pintura do modelo ao desenho original

O modelo escolhido para a pintura, um Airbus A320 precisou de 1.500 pessoas para a estilização. O apelido do modelo é Rackham: O nome vêm do álbum “O Tesouro de Rackham o Terrível”, lançado em 1944. Na história, um submarino é disfarçado  em formato de tubarão para a busca de um tesouro. A fuselagem pintada impressiona pela semelhança e detalhes ao desenho original.  Na parte interna, toda a atmosfera do avião é temática, onde as paredes foram repintadas e trazem as imagens de Tintim e o Capitão Haddock da mesma história baseada. Além disso, a própria história que serviu de inspiração para a arte está disponível em diversos exemplares para leitura a bordo (em holandês, francês e inglês).

rackham tintim instagram de @pieterdeclerck

Foto do instagram de @pieterdeclerck

rackham tintim5 rackham tintim3rackham tintim2

O legado do artista Hergé, criador do personagem, nunca tinha sido transformado em uma pintura de avião até hoje. O projeto se tornou realidade graças a parceria da Brussels Airlines e a Moulinsart (empresa responsável por projetos e divulgação dos trabalhos de Hergé) e estará presente nos ares até 2019.

Segundo a companhia aérea, a escolha pelo personagem foi a representação de um ícone do país:

“Tintin é um personagem mundialmente famoso e considerado um verdadeiro embaixador da Bélgica. O objetivo é poder juntar mais pessoas e fazer do ato de viajar um prazer. Tintin é a companhia ideal de viagem por transmitir aventura, coragem, amizade e uma curiosidade natural.”
Fonte:
Brussel Airlines