Vista-veneza-italia

O serviço do Google, o Street View, inovou mais uma vez: A cidade de Veneza, na Itália, (famosa por sua rede de canais, becos e ruas de paralelepípedos) foi totalmente mapeada: É possível observar cada aspecto dos locais usando somente a tela do computador.

veneza-Google-Street-View

Os funcionários do Google passaram dois meses para finalizar o trabalho (o projeto ocorreu durante Abril e Maio desse ano). Para conseguir mapear toda a cidade, contaram com a Trike, espécie de triciclo que substitui o papel do carro em locais públicos e espaços históricos. O diferencial para conseguir alcançar os locais mais difíceis foi uma câmera especial usada nas costas dos usuários (chamada de Trekker): Ela foi criada especificamente para locais que são inacessíveis de se chegar de carro. Pesando cerca de 20 kg e medindo um pouco mais de um metro, seu diferencial é que consegue tirar fotos a cada 2,5 segundos, coletando imagens em 360º enquanto é carregada. Para conseguir mapear os caminhos pela água, as câmeras/mochilas Trekker também foram levadas juntas através dos barcos (Essa parte foi apelidada no projeto como Google Gôndola).  

veneza-Google-Street-View3

Além disso, o Google também fez parcerias com museus da cidade, como o Museu Correr (Localizado n praça de São Marcos), o Museu Del Vetro (conta a História do vidro) e a Galeria Internacional de Arte Moderna Ca’ Pesaro para fornecer acesso online à várias obras de arte em suas coleções. Essa parceria faz parte do projeto Google’s Cultural Institute (Instituto Cultural do Google): Ele fornece um arquivo digital de obras de arte, monumentos e locais de patrimônio cultural em todo o mundo.

veneza-Google-Street-View2

O mapeamento de Veneza é uma das últimas cidade da Europa Ocidental a ser adicionada ao serviço do Street View (o projeto se iniciou em 2007). No total, o serviço de mapeamento da cidade italiana contabilizou mais de 426 km de imagens a pé e mais de 183 km de imagens via barco. Agora, é possível visitar a Praça de São Marcos, cruzar o Rialto e aproveitar um passeio a beira mar pelo Grande Canal de Veneza sem precisar sair da frente do computador: Para conferir todos os locais da cidade italiana, é só visitar aqui!

Outros lugares que também já foram visitados foram A Barreira de Corais na Austrália, a Bacia Amazônica, o Monte Everest, o Grand Canyon e mais recentemente o Cristo Redentor.

Fontes:
Mashable
The Guardian