avião-air-new-zealand-all-blacks

As companhias aéreas sempre procuram uma maneira de se destacar no mercado (e isso sempre fez parte do marketing, como qualquer outra área comercial). Entretanto, a divulgação no meio mais visível da empresa (a própria aeronave) nem sempre é uma tarefa fácil. A pintura de um avião é um recurso extremamente demorado e custoso (tanto para a aplicação quanto a manutenção). É por isso que a grande maioria das aeronaves são quase totalmente brancas.

O Processo

A pintura vai muito além da estética: Ela afeta o peso da aeronave e protege a integridade da fuselagem. O acabamento de toda a superfície é aplicado para proteger as áreas expostas de corrosão e deterioração. Além disso, um avião com uma pintura adequada é mais fácil de se limpar e manter (a parte externa fica mais resistente à sujeiras e impede que outros materiais se aderem à superfície.

pintura avião american airlines

Processo de pintura de um modelo da American Airlines

Uma variedade de materiais é usada, tanto para a pintura como para finalização. Em todo o processo pode-se encontrar o uso de esmaltes,resinas e revestimentos de várias fórmulas diferentes. A pintura possui três componentes: A resina é usada como revestimento, os pigmentos usados para a cor e os solventes para transformar a mistura numa boa viscosidade.

A estrutura interna e os componentes não expostos recebem acabamento para protegê-los de corrosão e deterioração. O acabamento de decoração é feito por último (nessa parte são incluídos listras, logos, emblemas, números e letras).

Alguns modelos únicos

Etihad Airways | Modelo: A320
Avião-Etihad-Formula-1-matéria

A companhia dos Emirados Árabes Unidos é uma das patrocinadoras oficiais do GP de Fórmula 1 de Abu Dhabi. O investimento da marca vai desde a transmissão da corrida diretamente dos voos até a pintura total do avião como meio de divulgação.

Kulula Airlines | Modelos: 737-400 / 737-800
avião-Kulula-Airlines

A plavra Kulula significa “é fácil” na linguagem Ngúni (idioma tradicional que abrange várias línguas de regiões da África). A companhia Sul-africana usa esse significado em todos os aspectos de seus serviços. Entre eles, as aeronaves: São conhecidas por sua cor verde bem distinta e chamativa. Um dos seus modelos, o Flying 101, é coberto por “legendas” que descrevem as diferentes partes do avião.

Air New Zealand | Modelo: Boeing 777-300
avião-air-new-zealand
Em 2009, a aeronave da companhia neozelandesa recebeu uma pintura inteiramente preta, como parte do patrocínio da União de Rugby da Nova Zelândia e da equipe de Rugby nacional (campeã do Mundo) All Blacks. A pintura foi extremamente complexa, exigindo que 14 pintores especialistas no modelo Boeing trabalhassem em turnos, 24 horas por dia para completar o serviço.

Concorde (Versão Pepsi)
avião-concorde-pepsi

O Concorde, (modelo de avião de passageiros supersônico) era operado graças a um consórcio formado pela British Aircraft Corporation (BAC) e a francesa Aérospatiale. Obteve bastante notoriedade por conseguir voar rotas comerciais em menos da metade do tempo de aviões comuns.

Toda essa fama chamou a atenção da Pepsi, que decidiu patrocinar a aeronave para apresentar sua nova marca em 1996. Entretanto, a pintura das asas precisava continuar branca, para manter a temperatura do combustível. Além disso, devido a alta velocidade gerada no voo (Mach 2.04), ela só poderia voar até 20 minutos para preservar sua pintura azul. É compreensível, então, que a pintura de patrocínio não era um meio tão lucrativo.

JetBlue Airways | Modelo: A320
avião-jetblue-redsox

A companhia Norte Americana (aqui batizada como Azul Linhas Áereas) foi em 2012 a representante oficial do time de beisebol Red Sox, de Boston. Sua pintura tradicionalmente azul foi alterada para o cinza e vermelho característico do time, junto com seu emblema oficial.

Germanwings | Modelo: A319
avião-germanwings-urso

A companhia alemã lançou essa pintura especial em 2009, para promover o turismo na cidade de Berlim. Suas cores e desenhos formam a figura de um urso, junto com o brasão e cores características da bandeira alemã na cauda do avião.

Nok Air | Modelos: ATR 72-500 / Boeing 737-800 / Saab 340B
avião-nok-air

A companhia Tailandesa fundada em 2004 opera em voos domésticos por toda a Tailândia. Seu diferencial é que toda sua frota é composta de aviões temáticos, coloridos e chamativos. Além disso, todos eles possuem o bico de pássaro pintado na ponta da aeronave, que é idêntico ao logo da empresa.

Fontes:
Jalopnik
Huffington Post
FAA.gov