Aeroporto Don Mueang 

 (Tailândia)

don Mueang aeroporto tailandia

Tipo: Internacional  | Número de pistas: 2 | Deslocamento de aeronaves: 34,261 | Deslocamento de passageiros: 5,983,141 [Dados de 2012]

Olhando de longe, o aeroporto parece normal como qualquer um. Entretanto, no meio das duas pistas se encontra nada menos do que um campo de golfe ativo.

Na área destacada, o campo de golfe que ocupa toda a extensão das 2 pistas

Na área destacada da imagem de satélite, o campo de golfe que ocupa toda a extensão das 2 pistas

Os primeiros voos para Don Muang foram realizados em 8 de Março de 1914, envolvendo o transporte de aeronaves da Força Aérea Real Tailandesa. Três anos antes, o governo da Tailândia enviou três oficiais do exército para a França, para serem treinados e se tornarem pilotos. Quando completaram seu treinamento, foram autorizados a comprar quatro modelos Breguets e quatro Nieuports, que formaram a base da Força Aérea.

Os voos comerciais começaram em 1924, com a primeira chegada de um modelo da companhia KLM. Como originalmente o aeroporto era de operações militares e já possía a pista de golfe no local,  o campo foi mantido após a abertura de voos comerciais.

Modelos Air America Turbo Porters no aeroporto em 1966.

Modelos Air America Turbo Porters no aeroporto em 1966.

O campo de golfe, chamado de Kantarat (a antiga Força Aérea Real Tailandesa), começa a aproximadamente 800 metros ao sul do terminal doméstico. O aspecto do local pode não ser do padrão de um campo para campeonatos internacionais (o terreno é totalmente plano e reto). Entretanto, é impossível não deixar de lado a dificuldade de jogar tendo que lidar com os ruídos de aviões de grande porte e o efeito causado nas bolas de golfe por conta dos pousos e decolagens.

don Mueang aeroporto tailandia aviao

don Mueang aeroporto tailandia aviao3

Por incrível que pareça, o campo não possui nehum tipo de separação entre as pistas.  A única restrição é um aviso luminoso indicando quando não é possível se locomover (por conta do trânsito de aeronaves). Atualmente, o acesso se tornou mais restrito devido a medidas de segurança e pelo aumento de tráfego de aviões (o que impressiona pelo fato de não ser restrito há tempos atrás)

À direita, sinalização para prosseguir

À direita, sinalização para prosseguir

Fonte:

Popular Mechanics 

Tee Times

Airport Data