Para os amantes de museus, a cidade de Nova York possui um acervo invejável. Uma boa amostra de um dos locais mais famosos da cidade pode ser conferida no filme Uma Noite no Museu (Night at the Museum), de 2006. Apesar das cenas internas terem sido filmadas em Vancouver, foi dado o trabalho de manter a ambientação fiel ao local original. Além disso, as cenas externas foram gravadas no museu de verdade.

O filme, baseado no livro lançado em 1993, conta a história de Larry Daly, que aceita trabalhar no período noturno do Museu Americano de História Natural (American Museum of Natural History), mas descobre que todas as exposições ganham vida quando o sol se põe.

uma noite no museu t rex

Fundado em 1869, o local é um dos maiores e mais respeitados do mundo. Localizado próximo ao Central Park, o complexo contém 27 espaços interconectados com 45 halls de exibição permanentes (além de planetário e biblioteca). O acervo possui mais de 32 milhões de espécies de plantas, animais, fósseis, minerais, meteoritos e artefatos humanos (desses, apenas uma pequena parte pode ser vista a qualquer dia). Todo esse espaço ocupa 150.000 m². O Museu tem uma equipe científica permanente de 225 pessoas. A instituição também patrocina mais de 120 espedições por ano e recebe em média um milhão de visitantes anualmente.

Museu nova york fachada frente

A seguir, algumas obras que estão no museu, assim como no filme:

Tiranossauro Rex
Localização: 4° Andar
 
 O maxilar de 1.2m, os dentes de 15 cm e os ossos incrivelmente grandes mostram como esse dinossaurofoi um dos maiores que já existiram. O esqueleto de Tiranossauro Rex está localizado na parte superior do museu, diferentemente de como é mostrado no filme (que permanece na entrada).
Estátua de Theodore Roosevelt
Localização: Fora do Museu
 
 Chamado também de Teddy Roosevelt, foi um dos presidentes norte americanos. Possui uma estátua em sua homenagem no museu, assim como no filme. Porém, ela se localiza no lado de fora, e não é feita de cera. O monumento foi construído em 27 de Outubro de 1940. A imagem é acompanhada por duas figuras: um índio nativo americano e um africano, simbolizando os continentes da América e África
Estátua da Ilha de Páscoa
Localização: 3° Andar
 
 A cabeça gigante é feita a partir de um molde trazido da Ilha de Páscoa na década de 30. Cerca de 250 estátuas permanecem na ilha (entre totalmente e parcialmente conservadas). Algumas possuem mais de 9 metros de altura e pesam até 40 toneladas. Talvez por ser tão antiga ela possui um dialeto primitivo no filme
Hall dos Mamíferos Africanos
Localização: 2° Andar
 
 O Salão mostra os grandes animais presentes na África. No centro do local, está um grupo de oito elefantes (posicionados como se estivessem em disparada), cercados por 28 projeções de diferentes animais. Esse cenário oferece um vislumbre da diversidade animal e vegetal africana. No filme, entretanto, os leões estão posicionados ao centro.

uma noite no museu poster

Uma Noite no Museu
Comédia/Aventura
EUA, 2006
Distribuidora: Fox Film
Direção: Shawn Levy
Roteiro: Ben Garant, Daniel Goldin, Joshua Goldin, Thomas Lennon
Elenco: Ben Stiller, Owen Wilson, Robin Williams

Fonte: American Museum of Natural History