Aeroporto da Madeira (Portugal)

aeroporto madeira

Tipo: Internacional  | Número de pistas: 1 | Deslocamento de aeronaves: 21,346| Deslocamento de passageiros: 2,311,380 [Dados de 2011]

Madeira é uma pequena ilha distante da costa de Portugal. Por isso existe a necessidade de um aeroporto capaz de receber aeronaves comerciais é vital para seu desenvolvimento. A pista original começou a funcionar em Julho de 1964 e tinha aproximadamente apenas 1,5 km de extensão. Por ser considerada curta, ela colocava em risco a segurança das aeronaves e limitava as importações e o turismo.

Além do comprimento da pista, os pilotos precisam estar atentos à influência do ambiente natural: devido às várias montanhas que ficam ao redor do aeroporto, é preciso “mirar” a aeronave na direção das montanhas e fazer uma forte curva para parar na pista. Os ventos quentes vindos do oceano se encontram com o ar mais frio e seco das montanhas, o que pode provocar turbulências. Foi desenvolvido então um auxílio para os pilotos: A pista então foi estendida para mais de 2,7 km. Ao invés de estendê-la por um aterro, foi construída uma enorme ponte, acoplada e sustentada graças à uma série de 180 pilares de concreto, cada uma com aproximadamente 70 metros.

aeroporto madeira construção

Construção da pista adicional

O projeto de enhenharia foi conduzido pela empresa brasileira Andrade Gutierrez e ganhou vários prêmios (entre eles o “Outstanding Structures Award” – Prêmio de Estrutura Marcante -) pela sua inovação e respeito ao meio ambiente. Apesar da estrutura parecer simples, a pista consegue suportar o peso de um boeing 747 e outros aviões similares.

Fonte:

Popular Mechanics
Rioblog

Anúncios