Apesar do Havaí ter se tornado o 50° estado norte americano em 1959, sua história começa há muitos séculos atrás. Seus primeiros exploradores foram os polinésios, que em sua história viajaram por mais de 40 milhões de km² de oceanos e desembarcaram em todas as ilhas habitáveis do Pacífico. Aproximadamente 1.500 anos atrás, vindo das Ilhas Maquesas  a bordo de canoas e utilizando apenas as estrelas como orientação, eles misteriosamente viajaram mais de 3000 km para migrar até as ilhas, trazendo sua visão de mundo, costumes e modos de vida.

comparaçao

Mapa das rotas de migração dos polinésios

500 anos depois, viajantes do Taiti também chegaram, trazendo suas crenças em deuses e semi-deuses, e instituindo uma hirearquia social bem restrita, o que acabou determinando o sistema de classes e seu código de conduta:

Classes:

Representação típica realizada em eventos turísticos do Havaí

Representação típica realizada em eventos turísticos do Havaí

  • Aliʻi: Era considerada a mais alta classe, e com menos membros nos reinos. Governavam os reinos com poderes considerados divinos, chamados de mana. Administravam suas terras como um sistema feudal.
  • Kahuna: Eram considerados sacerdotes que conduziam cerimônias religiosas e também outros profissionais especializados, como carpinteiros, construtores, médicos e curandeiros.
  • Makaʻāinana: Trabalhadores com ofícios comuns, como fazendeiros e pescadores. Eles trabalhavam não apenas para sustentar sua família, mas também para as classes mais altas.
  • Kauwā: Acredita-se que eram prisioneiros de guerra, ou descendentes de prisioneiros.

Kapu

O sistema de leis e regulamentos (hoje relacionado ao tabu) era universal em todo o território. Era aplicado no estilo de vida, funções de homens e mulheres, política, religião, etc. Violar uma regra, mesmo que não intencionalmente, era frequentemente passível a pena de morte. Entre alguns exemplos de regras estão as de que homens e mulheres não podiam comer juntos, a pesca era limitada a apenas algumas épocas do ano, e que a sombra do Aliʻi (o líder da mais alta hirearquia) não podia ser tocada, pois estariam roubando seu mana.

Fim da Era Antiga

Arte de 1838 de John Cleveley, pintor que acompanhava James Cook

No dia 18 de Janeiro de 1778, o capitão James Cook e sua tripulação, enquanto tentavam explorar a passagem entre o Alasca e Ásia, se surpreenderam ao descobrir as ilhas Havaianas ao norte do Pacífico. É partir daí que as ilhas se tornam um único território: o reino do Havaí.

Traduzido de:

GoHawaii

hawaiihistory

Wikipédia – History of Hawaii