A chegada do explorador inglês James Cook em 1778 foi o primeiro contato documentado sobre exploradores europeus que chegaram ao Havaí. Depois da chegada de Cook e as publicações de diversos livros relatando suas viagens, as ilhas havaianas receberam muitos visitantes europeus: exploradores, comerciantes e navegantes, que consideraram um local conveniente para uso como porto e fonte de abastecimentos. A influência britânica pode ser vista no visual da bandeira do Havaí, que possui a bandeira do Reino Unido no canto superior esquerdo.

Reino de Kamehameha

kamehameha

A estátua do Rei Kamehameha é uma atração muito popular em Oahu. Na última década do século 18, ele conquistou todas as ilhas do Havaí, com exceção de Kauai (ele nunca teve êxito em conquistar esse território). Entretanto, Kauai acabou cedendo para o poderoso rei em 1810.

Durante o perído entre 1780 e 1790, muitos chefes de territórios lutaram pelo poder de comando. Depois de uma série de batalhas que terminaram em 1795, todas as ilhas habitadas foram comandadas por um único governante, que ficou conhecido como Rei Kamehameha, o Grande. Ele estabeleceu a Ordem de Kamehameha, uma dinastia que governou o reino até 1872.

Depois que Kamehameha II herdou o trono em 1819, missionários protestantes americanos converteram muitos havaianos ao Cristianismo. Suas influências acabaram com muitas práticas nativas antigas, e o rei Kamehameha III foi o primeiro rei cristão. A morte do rei Kamehameha V, que não tinha deixado nenhum herdeiro, resultou numa eleição popular entre dois candidatos de mais alto nível da sociedade: Lunalilo e Kalākaua. Apesar de eleito, Lunalilo morreu no ano seguinte, também sem nomear nenhum herdeiro. Em 1874 após conflitos e revoltas populares a favor e contra as eleições, o reino acabou tornando posse de Kalākaua.

Fim do Reino

Em 1887, Kalākaua foi forçado a assinar a Constituição de 1887 do Reino do Havaí, que tirou muta parte da autoridade do Rei. O sistema de votação foi alterado, beneficiando a comunidade branca e mais rica. A figura do rei acabou sendo reduzida a apenas uma figura representativa, e seu reino durou até 1891, com sua morte. Sua irmã, Liliʻuokalani, o sucedeu no trono. Em 14 de Janeiro de 1893, um grupo de negociantes europeus e americanos  formaram um Comitê de Segurança, pedindo a anexação aos Estados Unidos e a derrubada do Reino do Havaí. Atendendo ao pedido, os ministros norte americanos enviaram suas tropas de fuzileiros, o que tornou impossível a continuidade da monarquia desde então.

Linhagem do Reinado

Rei Nome Reinado
Kamehameha I 1795 –  1819
Kamehameha II 1819 – 1824
Kamehameha III 1825 – 1854
Kamehameha IV 1855 – 1863
Kamehameha V 1863 – 1872
Lunalilo 1873 - 1874
Kalākaua 1874 – 1891
Liliʻuokalani 1891 – 1893

Apesar de investigações sobre a legalidade ou não do fim do reino do Havaí, o então chamado Governo Provisório do Havaí durou até 4 de Julho de 1894, até se tornar a República do Havaí. A junção aos Estados Unidos ainda não fora concluída, mas era apenas uma questão de tempo até que ela ocorresse.

havaí militares

A tropa USS Boston de plantão no Hotel Arlington, Honolulu, no momento da derrubada da monarquia havaiana

About these ads